Pratos de carne
Pratos de carne
Chambão de Borrego em vinho tinto com puré de castanhas

DIPLOMA DE PRATA - Cozinha de Autor
Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia - 10ª Edição
Chefe Dionísio Ferreira
In Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes - 10ª Edição

Ingredientes
Chambão de borrego 4.500 Kg Cada chambão deve rondar os 0.450Kg
Vinho tinto 1L
Cebola 0,500 Kg
Alho 0,200 Kg
Alho francês 0,200 Kg
Cravinho q.b.
Pimenta q.b.
Azeite q.b.
Sal 0.125 Kg
cenoura 0,200 Kg
Castanhas 1.000 Kg
leite 2 L


Tempo de confecção
120 min
Marinar o chambão com: vinho tinto, cebola, alho, alho francês, cravinho, pimenta, azeite, sal e cenoura, deixar pelo menos 24horas a marinar;
Depois de marinar coloca-se a assar durante mais ou menos 2h;
Enquanto o chambão assa começamos a fazer o puré de castanhas: refogar a cebola, quando começar a caramelizar juntar a as castanhas, deixar refogar e juntar o leite, assim que a castanha coza triturar, retificar tempero.
Depois de tudo confecionado empratar, puré no centro, chambão colocar em cima do puré e terminar com legumes salteados ao tomilho.


Vinho (sugestão): Covela Tinto Colheita Seleccionada 2004

Vinho de origem em Baião, com casta cabernet sauvignon e Touriga Nacional de uma boa colheita, vinho com alguma idade, mas ainda jovem e fresco devido ao seu terroir. O borrego cozinhado em vinho tinto, com a carne a desfazer-se na boa e apesar de gordo é uma carne suculenta devido à sua confeção com toque de especiarias que irá harmonizar bem com um vinho seco, taninos já redondos e notas de cedro e tabaco, ou seja evolutivas, mas mantendo a fruta preta e a acidez natural. Sendo um vinho com estrutura, um pouco mineral e terroso, mas com muita frescura, o puré de castanhas e os legumes irão combinar na perfeição. Servido em copo Riedel, degustação a 16ºC.