Cordeiro: limpamos a carne e temperamos com sal, pimenta, louro, tomilho, pimenta rosa, fio de azeite e vinho do porto tinto. Cozer a baixa temperatura durante 4h. na hora selamos em manteiga de tomilho.
Favas: prepara-se um aparelho de chouriça com cebola picada, alho picado, 1 folha de louro, 1 folha de salva, chouriça de carne laminada em meia-lua e azeite. Deixamos refogar. Na hora reduzimos caldo de galinha, acrescentamos aparelho de chouriço e favas, tempera-se com sal e pimenta.
Puré de aipo: faz-se um fundo com chalota picada, alho francês picado, meia cenoura em manteiga, adicionamos vinho branco e deixamos refogar. Adicionamos aipo e temperamos com sal e pimenta, adiciona-se caldo de aves e ligamos com nata. Por fim tritura-se.
Gnocchi de coentros: assamos a batata ao sal, depois tritura-se. Fazemos a massa com a batata acrescentando aos poucos a farinha gema e queijo ralado, temperamos e voltamos a acrescentar aos poucos a farinha e coentros picados até a farinha acabar. No fim cozer até levantarem e marcamos em manteiga clarificada.
Vinho (sugestão):
Anselmo Mendes Vinhão Escolha 2015A escolha de um tinto para este prato recai num Vinhão, vinho fresco, intenso e com uma acidez equilibrada, alegre e que desperta com a presença do aroma a frutos vermelhos.
Harmoniza na plenitude com os sabores quentes e doces do cordeiro e das favas com chouriço, grande união!
