Açorda de ovas de pescada
Corta-se o pão em macedónia, cora-se em azeite e vai-se adicionando aos poucos caldo de pescada. Retifica-se os temperos de sal e pimenta. Adiciona-se o alho triturado em azeite e coentros picados.
Caldo de Pescada
Coloca-se a ferver aparas de pescadas e espinhas com salsa e uma cebola. Depois de levantar fervura coloca-se no mínimo e fica 30 minutos em lume brando.
Espuma de Alho
Fervem-se em três águas diferentes 100 gr de alho. Coloca-se numa caçarola com 300 ml de natas, tempera-se com sal e pimenta e tritura-se.
Coloca-se no sifão quente com uma carga easy.
Crocante de massa filo
Pega-se numa folha de massa filo e corta-se em aros circulares, passa-se azeite de alho e flor de sal e vai ao forno a tostar.
Trigo Sarraceno
Tosta-se no sautê 50 gr de trigo sarraceno.
Pickle de Nabo
Coloca-se 250 ml de água, 125 ml de vinagre, 75 gr de açúcar, 1 unidade cardomomo e ferve-se tudo durante 10 minutos. Junta-se por cima do nabo já previamente preparado em chips.
Pescada
Coloca-se 120 gr de pescada da Povoa de Varzim em macedónia, salteia-se num sautê e tempera-se com sal e pimenta.
Fígado de Bacalhau
Coloca-se fígado de bacalhau, 80 ml de azeite, sal e pimenta e vai a cozinhar na roner durante 30 minutos a 65º C.
Empratamento
1- Coloca-se uma que nele de açorda na taça. À volta coloca-se fígado de bacalhau, pedaços de pescada em brunesa e coentros
2- Cobre-se tudo com espuma de alho.
3- Coloca-se o crocante da massa filo.
4- Em cima do crocante coloca-se coentros, pickle de nabo e trigo-sarraceno.
Vinho (sugestão):
Anselmo Mendes Contacto Alvarinho 2014Um vinho com frescura, bastante mineral e aromático no nariz. Este vinho vai de encontro com a açorda e a espuma de alho, faz uma conjugação interessante com o pickle de nabo, não tem um final persistente, fazendo brilhar o sabor delicado do prato.