1 - Bate-se as gemas com o açúcar fino até dissolver o mesmo. No liquidificador prepara-se o polme com as uvas e leite, que vamos adicionar ao preparado anterior para o envolver. A este preparado junta-se as natas já batidas quase em chatilly, voltando a envolver.
Coloca-se tudo na máquina de gelados, durante 40 minutos. Reserva-se o preparado num recipiente e vai ao congelador por 48 horas até estar solidificado. Há não estar juntar uva cortada grosseiramente. Está pronto o Gelado!
2- Calda de açúcar no ponto e está pronto para receber o pau de canela e a raspa de limão, enquanto trituramos o feijão branco até ficar cremoso para se envolver na calda! Adiciona-se a amêndoa e deixa-se levantar fervura.
Reserva-se, abatida alguma temperatura junta-se as gemas que nos vai dar o toque doce de algo cremoso que estará pronto ao fim de levantar fervura e atingir o "ponto de estrada".
3 - Fritadeira ligada a 180º e mergulham-se as folhas de Wonton já corrigidas na sua geometria, para se tornarem crocantes em alguns segundos. Emprata-se!
Vinho (sugestão):
Côto de Mamoelas Espumante Bruto Reserva Alvarinho 2009Do verde esperança nasceu uma sobremesa encriptada por sabores tradicionais e ancestrais, patrocinada pela criação da fusão de pensamentos.
Uva da casta Alvarinho no seu pleno estado de maturação para ser colhida e descansar numa fermentação, leva a que Espumantes como o Côto de Mamoelas utilizem o método clássico para criarem um Bruto Reserva onde o aroma da casta se pronúncia em todas as suas anotações. Tal como, no Gelado a uva da casta presente com o intuito de refrescar o creme de feijão e amêndoa.
Não obstante, assiste-se a uma bolha fina e persistente que irá ligar com o preparado de forma a lhe dar o complemento correto.
Por final, o seco (bruto natural) culmina no confronto harmonioso com as belas bagas de Alvarinho.
