1 - Despinham-se os peixe com a graciosidade que merecem, para que na sua cozedura fiquem perfeitos.
Refoga já o alho francês com a cebola e a cenoura, e ainda os alhos que vão receber as espinhas dos nossos peixes, refrescados em seguida com o vinho branco, adiciona-se água e deixa-se ferver.
2- Enquanto isso, com as batatas torneadas e cortadas as meias, prepara-se os pimentos, a cebola e o tomate, para posterior utilização.
Fervido o Fumet, passa-se pelo chinês minucioso que nos vai brindar com uma calda de sabores a mar. Corrige-se enquanto ferve de novo, para que depois se cozam as batatas, pimentos e cebola. Finaliza-se com o peixe tendo especial atenção à colocação do peixe e minuto antes os tomates só para tomarem sabor juntamente com a cor viva do pimentão-doce.
Já empratado o nosso ensopado, decora-se com cebolinho fresco e micro-ervas.
Vinho (sugestão):
Casa do Valle Grande Escolha 2012Coragem, determinação, paixão, bravura e sofrimento são parte integrante do conjunto de sentimentos que um Pescador transmite e vive no seu dia-a-dia de Faina neste mar imenso.
Nesta senda, queremos proporcionar um ensopado constituído por vários exemplares de peixes, por vezes considerados menos nobres e que os pescadores das Caxinas confecionam com um toque único e diferenciador. Ruivo, Cascarra, Safio e Cavala são os protagonistas desta "peça de teatro" que é concebida com história, tradição e modernidade. Desde o fumet confeccionado com os peixes indicados, à cozedura da batata e ao perfume dos pimentos realizam um adorno correto e sóbrio para a delicada textura dos nossos peixes. Composição esta que tem no seu beberete um Alvarinho puro e genuíno concebido com os anos de experiência da Casa do Valle, que selecionou as melhores bagas desta casta para um Grande Escolha que enfatiza os aromas florais do verde Minho e mineralidade de um Atlâtntico imenso de onde provém os nossos protagonistas.
Tornando-o leve e elegante para contemplar a simplicidade e a robustez do nosso "Ensopado".
