Sobremesa
Sobremesa
Muffin torto com gelado de cogumelos cítricos elevado com ar de alvarinho

Verde Prata - Cozinha de Autor
Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia - 5ª Edição
Chefe Jorge Alves
In Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes - 5ª Edição

Ingredientes
Muffin
Ovos 4 unidades
Açúcar 200g ...branco
Farinha de Trigo 200g ...tipo 55
Chocolate Branco 200g ...barra
Manteiga 150g ...sem sal
Açúcar 50g ...em pó
Groselhas 70g

Crocante de Amêndoa
Manteiga Mole 50g ...sem sal
Clara de ovo 1 unidade
Açúcar 50g ...em pó
Amêndoa 40g ... laminada

Cogumelos Cítricos
Cogumelo Paris 85g ...frescos
Açúcar 150g ...branco
Sumo de Lima 6 Limas ...fresco

Gelado de Alvarinho e Cogumelos Cítricos
Gelado de Baunilha 200g
Vinho Verde Branco - Alvarinho 4cl
Cogumelos Citricos ...acima citados

Colin de Groselhas
Groselhas 200g
Água 100ml
Açúcar 30g ...branco

Ar de Alvarinho
Vinho Verde Branco - Alvarinho 200ml
Lecitina de Soja 1 colher de chá

Decorações
Amores Perfeito e Hortelã-Pimenta q.b.


Tempo de confecção
2 horas
Numa primeira fase, começamos por confeccionar os cogumelos cítricos. Retira-se a pele dos cogumelos e cortam-se em brunesa. Das limas, espreme-se o sumo e coloca-se num sauté onde está o açúcar e os
cogumelos já devidamente cortados. Deixa-se cozinhar em lume brando durante 8 minutos. Por fim, retiram-se do fogão e reserva-se no frio.

Posto isto, iniciámos a confeção do gelado de alvarinho e cogumelos, onde colocamos no copo liquidificador o vinho e o gelado de baunilha e tritura-se. Em seguida, envolvem-se os cogumelos e coloca-se num recipiente para ir ao congelar por 1 hora e 45 minutos.

Consequentemente, começa-se por confecionar o crocante de amêndoa da seguinte forma: amolecer a manteiga no micro-ondas durante 15 segundos. De seguida, junta-se todos os ingredientes num recipiente e envolve-se tudo até ficar uma massa homogénea. Estende-se a massa em forma triangular num tapete de silicone e leva-se ao forno a 190º durante 9 minutos. Retira-se do forno e ainda quente molda-se num rolo de pasteleiro, deixando-se assim arrefecer.
No que respeita ao muffin, começa-se por colocar o chocolate branco e a manteiga em banho Maria até derreter tudo de forma homogénea. Depois coloca-se os ovos e o açúcar recipiente e envolve-se tudo. Após o chocolate estar derretido, junta-se ao preparado anterior e envolve-se tudo de uma forma energética, e ainda, adiciona-se a farinha e o açúcar em pó peneirado. Unta-se uma forma circular com manteiga e farinha, preenche-se a massa e as groselhas, empurrando-as para o centro do muffin. Reserva-se.

Numa fase final, prepara-se o colin de groselhas e ainda o ar de alvarinho. O primeiro, respetivamente, inicia-se com a confeção de uma calda de açúcar atingindo o ponto pérola e de seguida junta-se as groselhas. Volvidos 30 segundos das groselhas estarem na calda, tritura-se o preparadao e reserva-se. Finalizando, coloca-se vinho verde branco - Alvarinho num sauté e leva-se ao lume até evaporar parte do álcool. Transfere-se do sauté para um recipiente, onde se vai adicionar a lecitina de soja e em seguida passa-se a varinha mágica até fazer uma espuma.

Na fase de empratamento da sobremesa, coloca-se o colin no centro do prato, criando uma cama circular, onde vai pousar o muffin que será cozido a 200º durante 10 minutos no forno. Entre o muffin e a bola de gelado colocada de forma contigua, estará o crocante amêndoa. Esse mesmo crocante será regado com o Ar de Alvarinho e a sobremesa será decorada com Amores Perfeitos e Hortelã-Pimenta.


Vinho (sugestão): Palácio da Brejoeira Aguardente Velha Alvarinho

Após a criteriosa seleção das aguardentes vínicas, optamos pela escolha desta lenda viva produzida pelo Palácio da Brejoeira. Aguardente esta produzida através da casta alvarinho, vai permitir que os sabores intensos da sobremesa ganhem corpo e intensidade na boca. O seu envelhecimento em barricas de carvalho vai conceder à aguardente um aroma suave e paladar aveludado, que quando arrefecida num conjunto au frappé vai conjugar na perfeição com o gelado e o ar de alvarinho que compõe a sobremesa. Finalizando, o requinte do aspeto límpido e a tonalidade âmbar da sua cor confere à sobremesa a luxúria da boa enogastronomia portuguesa com a imaginação e conceito do autor. Curiosidade: Chocolate Branco produzido na nossa cidade: IMPERIAL.