Sobremesa
Sobremesa
Mousse de Queijo de Cabra, Creme de Pudim de Ovos e Sorvete de Limão

Verde Bronze - Cozinha de Autor
Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia - 3ª Edição
In Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes - 3.ª Edição

Ingredientes
200 gr Queijo de Cabra
200 gr Natas
2 unids Folhas de Gelatina Neutra
Açúcar Fino
Sorvete de Limão
3 unids Ovos
3 unids Gemas de Ovo
300 ml Água
400 gr Açúcar
Fazer um caramelo escuro com 100 ml de água e 100 gramas de açucar. Barrar uma forma de pudim com este caramelo e reservar no frio. Num tacho levar ao lume o restante açúcar e água e deixar ferver por 15 minutos com o lume no mínimo, retirando no final. Seguidamente, bater as gemas e os ovos, adicionando este preparado em fio à calda sem parar de mexer. Juntar a mistura à forma e cozer em banho maria no forno. Deixar arrefecer, desenformar e passar pelo triturador de modo a obter um creme homogéneo. Reservar.
Triturar o queijo de cabra e as natas, aquecendo um pouco para ajudar a dissolver o queijo. Demolhar as folhas de gelatina, escorrer e juntar ao preparado, mexendo até dissolver completamente. Deitar um pouco de açucar, mexendo sempre, até ao ponto de doçura desejado, tendo atenção que não deve ficar demasiado doce, para não encobrir o sabor do queijo. Distribuir por taças individuais (até metade) e reservar no frio.
Para finalizar, deitar o creme de pudim de ovos por cima da mousse já bem firme, de modo a formar uma camada de 1 centímetro de espessura. Por cima colocar uma quenelle de sorvete de limão e decorar com um pouco de raspa de limão confitada.

Vinho (sugestão): Aguardente de Vinho: Quinta do Tamariz - Aguardente Velha V.S.O.P.