Limpar a carne de nervos e gorduras, cortar em 4 nacos de aproximadamente 200 gramas. Reservar.
Assar os pimentos no forno com um pouco de sal e um fio de azeite. Pelar e cortar em juliana. Quando frios, cortar as folhas de massa brick em 2 e formar 8 cilindros com a juliana de pimentos de assados no centro. Levar ao forno bem quente (200º C) até a massa ficar estaladiça.
Picar a cebola e um dente de alho e refogar num pouco de azeite. Cortar os enchidos às rodelas e juntar ao refogado quando a cebola começar a alourar. Depois de dourada a cebola, juntar o vinho branco e deixar levantar fervura. Adicionar água (4 vezes a quantidade de arroz) e deixar levantar fervura novamente. Temperar com sal, pimenta e louro. Adicionar o arroz e deixar cozer em lume médio, até obtermos uma textura ligeiramente al dente, mas não demasiado.
Paralelamente, grelhar a carne em lume bem forte, temperada apenas com flor de sal, deixando-a mal passada. Laminar e reservar.
Para finalizar, colocamos 2 cilindros crocantes de pimentos empilhados num extremo do prato, e a carne laminada no lado posto. Entre os dois, um pouco do arroz, que deve estar com uma textura cremosa, sem estar com demasiada calda.Vinho (sugestão):
Vinho Verde Espumante Tinto: Afros (Vinhão Reserva 2006)Alguns dos produtos mais nobres da região minhota, como são os enchidos de Ponte de Lima e a carne Barrosã, conjugam-se aqui para um prato robusto, bem ao jeito da tradição da região. A carne é servida apenas grelhada, para que a sua excelência possa brilhar. Os enchidos contribuem para dar um sabor forte e pronunciado a outro produto português de elevado nível, como é o arroz carolino, aqui apresentado numa forma mais cremosa, quase como num risotto, mas cuja textura vem apenas da cozedura e da gordura proveniente dos enchidos. O crocante de pimentos assados vem trazer uma outra textura ao prato, mais estaladiça, ao mesmo tempo que os pimentos trazem a frescura vegetal. Para um prato com as raízes bem assentes na região, propomos um vinho também ele de raíz minhota, um monocasta Vinhão, na versão espumante bruto. Os taninos e a acidez da casta estão presentes, embora de uma forma controlada, ajudando a combater a gordura e potência do prato, refrescando o paladar sem que o vinho se torne agressivo, devido ao caracter bem frutado deste espumante, tanto no aroma como no paladar.