Sobremesa
Sobremesa
Citrinada em romaria: arroz doce de limão em biscoito de canela, torta de laranja azeitada, gelado de tangerina e sua compota amarga com poejos

Verde Ouro - Cozinha de Autor
Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia - 3ª Edição
In Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes - 3.ª Edição

Ingredientes
Biscoito de canela (4PAX):
10g açúcar em pó
1g de canela em pó
10g farinha Maizena
1 clara de ovo

Arroz doce de limão (4PAX):
75g de arroz carolino
Água q.b.
1 saqueta de chá de limão
1 g de sal grosso
4 dl de leite
2 gemas de ovo
100g de açúcar branco
100g de leite condensado
1 limão (raspa)

Torta de laranja azeitada (4 PAX):
4 ovos
150g + 30g +200g de açúcar
1 laranja (raspa e sumo) + 2 laranjas (só sumo)
10g de azeite virgem

Gelado de tangerina (4 PAX):
1 dl natas frescas para bater
60g acúcar em pó
1 tangerina (80g): raspa e metade do sumo
2 claras de ovo
50g açúcar branco granulado

Compota de tangerina amarga (4 PAX):
2 tangerinas grandes (400g)
150g de açúcar
5g de folhas de poejo fresco
Biscoito de canela (4PAX):
Numa tigela, misturar a farinha Maizena, o açúcar em pó e a canela, depois juntar a clara de ovo, misturar bem até obter uma mistura lisa.
Distribuir a mistura em círculos de espessura fina sobre "silpat", levar ao forno a 170ºC, e cozer 5-8 mins até secar e dourar a superfície. Retirar do forno, introduzir de imediato as rodelas em chávenas de café e deixar arrefecer até os biscoitos fiquem estaladiços e mantenham a forma de tacinhas.

Arroz doce de limão (4PAX):
Lavar bem o arroz em água corrente e depois colocá-lo num tacho pequeno coberto com água e uma pitada de sal. Levar a aquecer em lume brando. Aparte, aquecer bem o leite numa caçarola. Quando o arroz tiver absorvido toda a água, vai-se introduzindo o leite quente aos poucos, mexendo regularmente entre adições. Quando o arroz estiver cozido, retirar do lume e introduzir em fio as gemas, previamente envolvidas com o açúcar e o leite condensado. Mexer lentamente até homogeneizar e, no fim, introduzir a raspa do limão e envolver bem. Arrefecer à temperatura ambiente. Reservar no frio depois de arrefecido.

Torta de laranja azeitada (4 PAX):
Bater ligeiramente os ovos com 150g de açúcar. Juntar a raspa e sumo de 1 laranja e também o azeite, e misturar. Verter o aparelho em forma rasa forrada com papel vegetal untado, e levar ao forno a 190ºC durante 10/12 mtos.
Desenforme sobre a bancada, em papel vegetal polvilhado com os 30g de açúcar, e enrolar com cuidado em forma de torta, mantendo a margem solta para baixo. Arrefecer por completo e deixar repousar no frio por 1 a 2 horas antes de servir.
Para a calda de laranja, espremer o sumo das restantes laranjas, juntar o açúcar e levar ao lume numa frigideira. Ferver em lume brando até reduzir a ¼. Arrefecer bem e reservar no frio.

Gelado de tangerina (4 PAX):
Bater as natas frescas em chantilly bem firme, com o açúcar em pó, o sumo e a raspa de tangerina. Aparte, bater as claras de ovo até fazer espuma, adicionar o açúcar granulado e continuar a bater até obter merengue bem firme. Envolver cuidadosamente o merengue no chantilly de tangerina. Reservar no congelador até prender.

Compota de tangerina amarga (4 PAX):
Descascar as tangerinas, reservando a casca de uma delas. Eliminar caroços e cortar a polpa de ambas as tangerinas em pedacinhos. Cortar a casca reservada de tangerina em juliana muito fina. Colocar a polpa e casca de tangerina numa caçarola, juntar o açúcar e levar ao lume. Deixar ferver lentamente, mexendo regularmente, até atingir leve ponto de estrada. Retirar do lume e deixar arrefecer por completo, e por fim perfumar com o poejo fresco cortado em juliana fina.

Vinho (sugestão): Vinho Verde Espumante Branco: Rebouça (Alvarinho 2005)

A ligação de contaste e intensidade correcta final.