Toucinho do céu: Meio litro de caldo de açúcar 32ºC/23 gemas/275g amêndoa triturada/licor Beirão q.b./150g gila/açúcar em pó/canela em pó/manteiga. Deslaçar as gemas e adicionar a calda, mexendo sempre. Levar ao lume e adicionar a amêndoa. Deixar engrossar mexendo sempre até fazer ponto de estrada. Adicionar a gila e o licor beirão. Retirar do lume. Colocar numa forma untada e forrada com papel vegetal e levar a cozer em banho-maria a 180ºC /40mins. Retirar e desenformar.
Espuma de requeijão: 200g requeijão de Seia/1.5 dl natas frescas/flor do sal q.b. Triturar tudo até ficar homogéneo. Colocar no sifão de espuma e levar ao frio.
Doce de abóbora: Meio quilo de abóbora menina/300g açúcar/pau de canela. Levar tudo ao lume brando até ganhar a consistência desejada.
Empratar conforme foto (numa lousa).Vinho (sugestão):
Muralhas de Monção Espumante Reserva 2006 (Casta: Alvarinho)É uma sobremesa que contrasta com o toucinho do céu, muito doce, e os queijos. É uma sobremesa, que em altura do Verão, liga bastante bem com este Alvarinho bastante aromático e seco.