Chamuça de queijo de cabra: Cortar o queijo em triângulos com cerca de 6 cm de lado e 0,8 cm de espessura. Depois, cortar a massa filo em tiras e enrolar o queijo em ziguezague. Pincelar com manteiga clarificada e levar ao forno durante 5 minutos a 180º C.
Marmelada de alvarinho: Cozinhar as uvas com o açúcar e o sumo de limão durante 40 minutos a 100ºC em recipiente destapado para reduzir. Juntar o agar-agar e envolver com a varinha mágica. Deixar cozinhar 1 minuto. Levar ao frio numa taça de vidro durante 2 horas.
Geleia de laranja: Cortar as laranjas em cubos, juntar o açúcar e o sumo de limão e colocar no processador de alimentos durante 30 minutos a 100ºC na velocidade mínima. Coar o líquido e juntar 0,5% de goma xantana. Processar durante 1 minuto em velocidade intermédia a 100ºC. Processar na velocidade máxima durante 10 segundos a 100ºC. Colocar num frasco de molhos e reservar no frio.
Fazer uma base de açúcar e água (1/8). Cortar a laranja em rodelas finas, passar por esta base e levar ao desidratador ou ao forno a 60 ºC durante 6 horas.
Empratamento: Cortar a marmelada em triângulos e servir alternada com as chamuças sobre dois fios de geleia de laranja.
Decorar com a hortelã e a fatia de laranja desidratada.
Vinho (sugestão):
Soalheiro Reserva 2007 (Casta: Alvarinho)
Harmonização: Este prato resulta da reinterpretação do clássico queijo com marmelada, para alguns apelidado de Romeu e Julieta. O Alvarinho Quinta de Soalheiro Reserva, feito com 100% de uvas de alvarinho, estagiou em barricas de carvalho francês e apresenta-se de cor amarela, aroma elegante e intenso, com algumas notas cítricas, especialmente casca de laranja, acompanhado de uma grande complexidade e persistência de sabor. É o par ideal para este par. A sua complexidade e idoneidade fazem deste vinho um dos poucos verdes brancos capazes de acompanhar queijos de cabra.