Pequenas torradas (croutons) de broa de milho com manteiga de sardinha
Broa de milho: dissolver o açúcar, o sal e o fermento em 180 g de água morna. Juntar as farinhas e o azeite e amassar bem. Colocar numa forma de bolo inglês, tapar com um pano e deixar levedar. À parte colocar uma pequena bola de massa num recipiente com água. Quando esta subir à superfície, a massa está pronta a cozer. Cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante 30 minutos. Reservar.
Manteiga de sardinha: Temperar as sardinhas frescas com flor de sal e levar ao forno numa grelha sobre um recipiente que permita recolher a gordura que precipitar. Deixar assar durante 30 minutos a 150ºC. No final, recolher a gordura da sardinha, coar e reservar no frio.
Cortar a broa em cubos de 1 cm e pincelar com a manteiga de sardinha. Levar ao forno a 180ºC até ficarem dourados. Reservar.
Emulsão de pimento
Assar os pimentos durante 1 hora a 150ºC. No final, reservar, tapados com película para arrefecerem e murcharem. Retirar as peles e as sementes, juntar 10% de azeite, um alho esmagado e uma pitada de flor de sal. Colocar no processador de alimentos na velocidade máxima durante 2 minutos. Demolhar a gelatina e derreter no calor durante alguns segundos. Adicionar e accionar o processador durante mais 1 minuto na velocidade máxima. Colocar num frasco de molhos e reservar no frio.
Empratamento
Na base do prato, desenhar uma grelha com a emulsão de pimento. Cortar os tomates em 4 partes, misturar com a alface, temperar com azeite e uma pitada de flor de sal e colocar ao centro do prato. Distribuir os croutons sobre a salada. Cortar os lombos de sardinha fumada longitudinalmente, formando láminas. Distribuir em grelha sobre a salada.Vinho (sugestão):
Miogo, Espumante Rosado Bruto 2007 (Casta: Espadeiro)As memórias do mais singelo e genuíno arraial minhoto ou das festas dos santos populares são aqui revisitadas com uma sardinha que, apesar de conservada pelo fumo, tem nas torradinhas (croutons) de broa de milho o suco da sua frescura e gordura (quem não gosta da broa que, substituindo o prato, vira petisco encharcado com gordura de sardinha?). O pimento assado e a mais singela salada mista que todos conhecem no Minho são acompanhamentos duma entrada que pede outro clássico - um espadeiro fresco. Também a casta espadeiro é aqui revisitada com o Espumante Miogo, de perfil frutado, grande frescura e mousse elegante, terminando persistente e harmonioso. Excelente para saladas e peixes fumados.