Compota de cebola: Cortar a cebola grosseiramente em cubos, juntar os restantes ingredientes e cozer em lume brando, em tacho tapado, durante 5 min. Destapar o tacho e deixar reduzir durante 1 min.
Creme de grelos: Juntar os grelos, a água, o azeite e o alho. Cozer durante 8 min. a 100ºC. Colocar no liquidificador com a farinha e o leite, durante 1 min. na velocidade máxima. Temperar de sal e bater durante 2 min. na velocidade mínima.
Caldinho de grão-de-bico: Demolhar o grão durante 24 horas. Cozer o grão com a água, a cebola, a cenoura e a salsa, durante 15 min. a 90º C. Colocar no liquidificador com os restantes ingredientes, durante 1 min. na velocidade máxima. Temperar de sal e bater durante 1 min. na velocidade mínima. Servir em copo de shot e decorar com tomilho-limão.
Bacalhau: Limpar o bacalhau de pele e espinhas, marinando com o azeite, enquanto se faz as restantes preparações culinárias. Extrair a membrana das ovas, esmagar e levar ao forno durante 5 min. a 200ºC, para que fiquem mais firmes. Dispor num aro por camadas e pela seguinte ordem: fatia de pão, compota de cebola, lombinho de bacalhau e as ovas. Levar ao forno durante 10 min. a 200ºC. Decorar com as pastas de azeitona e pimento vermelho.Vinho (sugestão):
Camélia 2007, branco (Casta: Loureiro)O bacalhau, rei em qualquer mesa minhota, encontra-se neste prato com alguns dos seus fiéis companheiros (o grão, os grelos, a cebola, o azeite e o pão), em novas texturas, que desafiam um vinho com bom volume e de fresca e equilibrada acidez. Tal como os acompanhamentos
deste prato, o Camélia 2007 confere na boca uma textura macia, boa estrutura e um final elegante. São várias as afinidades com este vinho. É produzido no nosso concelho e o seu perfil elegante e sofisticado assenta na perfeição no conceito deste prato e do restaurante.