Notícias
Notícias 
Cerimónia de entrega dos Prémios do Concurso de Vinho Verde Engarrafado
21 dezembro 2001

Entrega de prémios do Concurso da CVRVV com iniciativa inédita

Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes lançou o desafio e trinta mulheres do Norte aceitaram o repto de serem as primeiras a provar os vinhos premiados no Concurso de Vinhos Verdes Engarrafados, numa iniciativa que decorreu no dia 6, na sede da Comissão. No final da prova, os prémios para os melhores Verdes foram entregues em ambiente festivo.

Da moda à política, passando pelas artes e pelo mundo empresarial, nomes do feminino nortenho, bem conhecidos do público, fizeram uma viagem pelo universo das cores, dos aromas e dos sabores do Vinho Verde, com a orientação devida do Enólogo Mário Louro. Porque se trata de vinhos especiais e porque a vindima de 2000 deu origem a néctares de qualidade notável, após a prova certamente as convidadas já conseguirão distinguir um Alvarinho de um Loureiro sem olhar para o rótulo.

Marcaram presença Ana Braga da Cruz (Pres. Comissão para a Igualdade dos Direitos da Mulher), Ana Sousa (estilista), Anabela Baldaque (estilista), Aurora Cunha (atleta), Beatriz Pacheco Pereira(Fantasporto), Branca Gonçalves (Relações Públicas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Isabel Pacheco (Relações Públicas da Reitoria da Universidade do Porto), Filomena Pinto da Costa(empresária), Helena Costa (Porto 2001), Lina Abreu (empresária), Geraldina Neto (política), Madalena Leite Castro (empresária), Maria de Lurdes Costa (Universidade Católica), Maria do Carmo Themudo(Universidade Católica), Rosa Mota (atleta), Katty Xiomara (estilista), Alexandra Almeida (Pres. do Instituto Nacional de Emergência Médica), Luísa AmorimLúcia Almeida Santos (Museu Soares dos Reis) e Maria João de Vasconcelos (Dep. de Museus da CMP).

Prémios para os melhores

No mesmo dia, depois da prova de vinhos, foi feita a apresentação pública dos premiados no Concurso dos Vinhos Verdes Engarrafados, num jantar, com música jazz ao vivo, a decorrer nos jardins da Casa do Vinho Verde. Júlio Magalhães, o conhecido pivot da TVI fez as honras da casa e, ao longo de várias horas, num contexto festivo, subiram a palco os vencedores.

Os prémios atribuídos às categorias Vinho Verde BrancoVinho Verde TintoVinho Verde Rosado e ainda aos Vinhos Verdes de Casta brancos (Alvarinho, Loureiro, Pedernã/Arinto, Trajadura, Avesso, Azal) etintos (Espadeiro e Vinhão), dividem-se em medalhas de Bronze, Prata e Ouro, sendo ainda concedido ao melhor de cada categoria um Troféu. De referir a presença dos produtores dos galardoados com a designação de Melhor Vinho e Troféu: a Casa de Sezim (Troféu Vinho Branco), Quinta do Outeiro de Baixo (Melhor Vinho Verde Tinto), Vinhas de Lousada (Melhor Vinho Verde Rosado). Na categoria que descrimina as castas, os vencedores são Encosta dos Castelos (Alvarinho), Quinta do Ameal (Loureiro), Casa das Hortas (Avesso), Casa do Valle Arinto (Pedernã/Arinto), Trajadura da Aveleda (Trajadura), Casa do Valle Azal (Azal), Espadal (Espadeiro) e Pejeiros (Vinhão).

No que diz respeito às Aguardentes, as grandes vencedoras foram a Alvarinha (Troféu-Melhor Aguardente de Vinho) e a Cooperativa Agrícola de Felgueiras (Melhor Aguardente Bagaceira).