Há um Vinho Verde para cada estilo de cozinha
Há um Vinho Verde para cada estilo de cozinha

ENOGASTRONOMIA

Enogastronomia: (equilíbrio perfeito entre vinhos e alimentos, aliando e harmonizando sabores, proporcionando uma experiência dos sentidos, rica em aromas e paladares e que visa aumentar o nosso prazer gastronómico.

As características do vinho modificam-se de acordo com as peculiaridades de cada colheita, considerando desde o cultivo até o modo de conservação da bebida. A enogastronomia é uma arte: a de harmonizar as características específicas de cada vinho com o prato servido.

 

De diferentes Vinhos Verdes monocasta, como Alvarinho, Loureiro ou Avesso, a Vinhos Verdes de diferentes parcelas ou terroirs, vinhas novas ou velhas, com estágio em barrica ou de colheitas antigas, os Vinhos Verdes facilmente acompanham um menu inteiro.

Há Vinhos Verdes para cozinha tradicional, para pratos elaborados de cozinha de autor, para comida indiana e asiática, para a intensidade dos sabores e picantes da América Latina, e muito mais. Cada estilo de vinho apresenta características únicas e são uma excelente opção para os vários momentos.

 

Vinhos Verdes e Gastronomia

 

Perfil BRANCO

JOVEM, LEVE E FRESCO

Características: cor citrina, carácter fresco, frutado e floral, dependendo da casta que lhe dá origem.

Acompanhamentos harmoniosos: pratos leves, frescos e com especiarias subtis.

Exemplos: saladas de verão com melão e camarão, bolachas de queijo creme com salmão, rolinhos primavera de legumes com molho frutado ou sushi, patés de peixe, carnes brancas


ENCORPADO & INTENSO

Características: aromático, corpo elegante, aromas minerais.Acompanhamentos harmoniosos: pratos apimentados, assim como peixes e frutos do mar grelhados, pratos de cozinha japonesa, chinesa ou tailandesa.

Exemplos: peito de frango com molho de creme de cogumelos, risoto de abóbora com camarão assado, polvo grelhado com pimentão, pargo cozido com ervas frescas, risoto de frutos do mar ou camarão com molho de coentros e pimenta, ou ainda um queijo de cabra fresco.


ESTRUTURADO & COMPLEXO

Características:cor dourada/palha, aromas de fruta mais madura como o marmelo e mel. Na boca, temos mais complexidade e estrutura, um vinho mais redondo, gordo e persistente. Pode estagiar em madeira.

Acompanhamentos harmoniosos: receitas aromáticas e detalhes de especiarias distintos,com aromas finos torrados e sabores mais intensos.

Exemplos: gratinado de lagosta, costeletas de vitela, carnes assadas.

Perfil ROSÉ

Características: cor levemente rosada a carregada, aromas jovens e frescos, persistente com notas de frutos vermelhos.

Acompanhamentos harmoniosos: pratos de peixe, marisco, carpaccio, cozinha oriental.

Exemplos: sashimi, cozinha chinesa e tailandesa, gambas, salmão grelhado.

 

Perfil TINTO

Características: apresentam cor vermelha intensa e aroma vinoso, com destaque para os frutos silvestres. Na boca são frescos e intensos, muito gastronómicos.

Acompanhamentos harmoniosos: gastronomia regional, pratos de sabor forte com especiarias.

Exemplos: sardinhas assadas, rojões, pratos de carne, bacalhau, assados e grelhados.

 

Perfil ESPUMANTE

Características: aromas frescos e sabor complexo. A preferência de consumo dita a escolha, desde um Espumante Bruto Natural ao Espumante Doce, em função da concentração de açúcar residual, ou entre um Reserva ao Grande Reserva, mediante o tempo de estágio em garrafa. 

Acompanhamentos harmoniosos: entradas e canapés, pratos de peixe e carne, mariscos e comida oriental.

Exemplos: aperitivos, Ostras ao natural, peixe grelhado, sobremesas.

 

Perfil AGUARDENTES

Características: As Aguardentes Bagaceiras de Vinhos Verdes, sem estágio em casco, são as mais tradicionais da Região. Não apresentando coloração, a sua principal distinção encontra-se nos aromas intensos e expressivos a bagaço, fazendo lembrar, por vezes, fruta cristalizada. 

A Aguardente Vínica de Vinho Verde, fruto da destilação dos vinhos, é envelhecida em casco, revelando-se mais complexa e suave. Encontram-se Aguardentes Vínicas com várias categorias de envelhecimento.

Acompanhamentos harmoniosos: sobremesas, café ou puro final de refeição.

Exemplos: frutos secos, chocolates, doces conventuais e, para apreciadores, um bom charuto!