Mergulha-se a lampreia, rapidamente, em água fervente, retira-se, e c/ a faca raspa-se cuidadosamente para retirar a camada viscosa. Depois de bem raspada passa-se por água fria. A seguir, põe-se numa bacia de louça o vinho e a lampreia. Sem tirar a lampreia da bacia, corta-se a cabeça e c/ o auxilio de urna tesoura faz-se um golpe até atingir o último orifício, isto é, onde termina a tripa ou espicha, tendo o cuidado de não a rebentar, pois se isso acontece a lampreia fica estragada, e amarga. O sangue que vai largando fica misturado com o vinho e a espicha é retirada cuidadosamente.
Corta-se a lampreia em toros de 6 cm aproximadamente que se deixam na bacia c/ o sangue, o vinho, o sal, pimenta, alho e salsa. Deixa-se pelo menos 2 h, no entanto, pode ficar também de 1 dia para o outro. Num tacho pica-se a cebola, deita-se o azeite e deixa-se alourar, lança-se um pouco de água, o chouriço e os toros de lampreia escorridos e deixa-se refogar pelo menos 10 mm. Retira-se a lampreia para um prato e acrescenta-se a calda c/ água na quantidade necessária para ficar um arroz solto. Quando o caldo estiver a ferver, lançamos o arroz, e quando este estiver quase pronto, deitamos o sangue e rectificamos os temperos. Quando pronto para ir para a mesa, deitamos a lampreia no arroz. Deve ficar um arroz «a fugir».
Choose a red vinho verde from the sub-region of Lima. The youthful aroma and the intense flavour of red vinho verde balance the complex taste of this dish
Recommended brands PAÇO DE CALHEIROS CERQUEIRAL QUINTA DAS FONTES CASA DAS BUGANVÍLIAS ADEGA PONTE DE LIMA